quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

camomila

História: A camomila é uma planta utilizada á muitos séculos. A sua importância era tanta que os homens sábios do Egipto antigo, entenderam que devia ser consagrada ao sol. Além dos egípcios, também os gregos e os romanos utilizavam esta planta como remédio para baixar a febre, tratar doenças hepáticas e combater as dores intestinais.

Descrição: planta anual, com caule erecto, muito ramificado e pode alcançar os 70 cm de altura. A Camomila possui folhas delgadas e bem recortadas, de cor verde intenso, os folíolos são pequenos e têm forma linear. As numerosas ramas secundárias terminam num botão floral redondo. Dentro do disco floral estão numerosas flores amarelas tubulares e pequenas. O receptáculo é oco e cónico. O fruto da Macela é um aquénio arredondado.
As partes mais usadas desta planta são as flores e as folhas.
Surpreende pela sua utilidade, além de ornamental, a Camomila produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário