quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

açai caragua

Açaí

Uma fruta característica da Região Norte do Brasil, e bastante procurada por quem pratica exercícios físicos, vem conquistando cada vez mais os adeptos de uma vida saudável e, principalmente, as pessoas preocupadas em cuidar da saúde. O açaí, de sabor naturalmente amargo (na versão concentrada, consumido nas grandes cidades, ele se torna mais suave), tem sido objeto de inúmeras pesquisas científicas cujos resultados apontam para um elevado valor nutricional.

O açaí é rico em proteínas, fibras, lipídios e minerais. A fruta possui boas taxas de nutrientes como o potássio, ferro, cálcio, vitaminas B, C e E.

Quem aprecia a fruta concentrada ou in natura não imagina que o seu consumo garanta uma boa quantidade de vitaminas e de antioxidantes, que atuam diretamente na eliminação dos radicais livres, responsáveis pela prevenção de doenças e do envelhecimento.

As proteínas colaboram com a coagulação do sangue, trabalham na composição de anticorpos e novos tecidos. O ferro regulariza as funções metabólicas e produz enzimas importantes para o cérebro, o fígado, o baço e os ossos. O cálcio atua na formação e manutenção das estruturas ósseas. O potássio diminui os níveis de sódio e equilibra a contração muscular.

As vitaminas presentes no açaí também desenvolvem um importante papel. A vitamina B1 estimula a digestão, melhora o funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração. A vitamina C auxilia no crescimento e recuperação das células. E a vitamina E previne diabetes e doenças cardiovasculares.

A lista de benefícios do açaí continua. Contém antocianina, substância antioxidante que protege o corpo de infecções, câncer e doenças vasculares. As antocianinas são responsáveis pela circulação do sangue e auxiliam no bom funcionamento dos vasos sanguíneos. Para completar, elas ainda combatem os radicais livres.

A quantidade de flavonóides do açaí é alta. Para se ter uma idéia, o fruto possui cerca de 30 vezes mais que o vinho tinto, reconhecida fonte do nutriente. Os flavonóides tem função anti-inflamatória, anti-alérgica e anti-câncer. Sua colaboração é comprovada na prevenção e redução das doenças relacionadas aos radicais livres e as enfermidades cardiovasculares, circulatórias e cancerígenas.

Devido ao seu grande conteúdo em fibras ajuda ao bom funcionamento do aparelho digestivo, reduzindo o colesterol e evitando as doenças do cólon. Contém os ácidos gordos essenciais Omega 3, 6 e 9 que ajudam na regeneração das células, na redução do colesterol e nos problemas cardíacos. Ajuda no desenvolvimento do cérebro durante a gravidez. As vitaminas A e C naturais são potentes antioxidantes, fortalecem o sistema imunológico (de defesa do corpo), a pele e a formação de glóbulos vermelhos.

O Açaí é extremamente rico em proteínas orgânicas vegetais (tem mais proteínas que o ovo) que não produzem colesterol durante a sua digestão e é de mais fácil assimilação pelo nosso organismo que as proteínas animais (do leite, ovo ou carne).

Nenhum comentário:

Postar um comentário