sexta-feira, 15 de abril de 2011

aprenda fazer xaropes de ervas

como fazer xaropes de ervas

Como conservantes, o mel e o açúcar mascavo são eficazes e possíveis de se combinar com infusões ou decoctos para obter xaropes, mas estes também se podem obter da tintura - 1 parte para 3 de xarope. Ou, então, acrescentam-se pequenas porções de tintura a um xarope frio, para lhe aumentar a eficácia. Os xaropes têm a vantagem adicional duma ação apaziguante e, por conseguinte, são um veículo perfeito nas misturas para tosses e gargantas irritadas. Com o seu gosto doce, os xaropes disfarçam o das ervas desagradáveis ao palato e as crianças apreciam-nos grandemente.
Guarde-os num local fresco e escuro - 6 meses, no máximo. A dose-padrão é 5 a 10 ml, 3 vezes por dia.
1 - Preparar uma Infusão - Faça uma de 500 ml - ou decocto - aquecido durante o máximo de tempo para incrementar a ação da erva. As infusões precisam fervilhar 15 min. e os decoctos 30.
2 - Acrescentar Mel e Calor - Coloque o produto numa panela, ponha-lhe 500 g de mel ou açúcar mascavo, mexendo e aquecendo devagarzinho até o adoçante se derreter e a mistura ficar xaroposa. Tire do fogo e deixe arrefecer.
3 - Enrascar e Rotular - Com um funil deite o xarope frio em frascos esterilizados e guarde-os em sítio fresco e escuro.
Tape-os com uma rolha de cortiça: os xaropes têm propensão para fermentar e explodir, se tiverem tampas de enrosca

Nenhum comentário:

Postar um comentário