sexta-feira, 15 de abril de 2011

oleos de ervas medicinais

Óleos Infundidos a Quente

Infundir uma erva em óleo permite extrair-lhes os ingredientes oleosos e solúveis para os óleos infundidos a quente as ervas levam uma fervura e podem-se conservar 1 ano - embora sejam mais potentes quando utilizados logo.
Tantos os óleos infundidos a quente como a frio são usados para massagem, ou acrescentados a pomadas e ungüentos, pode-se acrescentar um óleo essencial a um óleo infundido, antes de o enfrascar, para lhe aumentar a eficiência. Muitas ervas dão bons óleos infundidos a quente, principalmente as que servem para temperar - pimenta, gengibre, caiena. Esses óleos esfregam-se na pele para aliviar dores reumáticas e artríticas, melhorar a circulação sanguínea e relaxar os músculos.
1 - Ferver Ervas em Óleos - Misture 250 g de ervas secas, ou 500 g de frescas, picadas, 750 ml de azeite, ou óleo de girassol, numa tigela de vidro, em banho-maria. Tape e deixe ferver durante 2 a 3 horas.
2 - Coar o Óleo - Quando a mistura esfriar deite-a num espremedor de uvas, onde montou um saco de rede. Apare o óleo num jarro, extraindo-lhe todo o líquido.
3 - Engarrafar e Guardar - Com um funil coloque o óleo infundindo em frascos limpos, de vidro escuro. Tape-os com rolhas de cortiça, ou tampas de enroscar, e rotule-os.
Duram 1 ano, mas obtêm-se melhores resultados se só utilizados nos primeiros 6 meses.
Óleos a Frio

Usam-se como os anteriores. A infusão a frio é o melhor método para plantas frescas, principalmente se tratar das partes aéreas mais delicadas, como as flores.
O azeite é particularmente bom para este método, visto ser raro rançar. Estes óleos guardam-se durante 1 ano, embora se obtenha melhores resultados se utilizarem nos primeiros 6 meses.
1 - Infundir Ervas em Óleo - coloque 250 g de ervas secas, num jarro de vidro transparente. Despeje-lhes por cima 750 ml de azeite, para cobrir, tape o jarro e agite-o bem. Coloque-o num local que bata sol, como um peitoril, e deixe-o por aí por 2 a 6 semanas.
2 - Coar e Engarrafar - coloque a mistura num saco de pano fino, preso á borda dum jarro, e deixe o óleo filtrar-se. Esprema o resto do óleo, no fim.
Deite-o em frascos de vidro escuro, rotule-os e guarde-os.

Nenhum comentário:

Postar um comentário